Questões Farmácia Parasitologia

Embora atualmente as principais causas de morbimortalidade no Brasil sejam as doença...

Responda: Embora atualmente as principais causas de morbimortalidade no Brasil sejam as doenças cardiovasculares, doenças parasitárias representam ainda importante problema de saúde pública em diversas re...


1Q475925 | Farmácia, Parasitologia, Especialista em Gestão, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Embora atualmente as principais causas de morbimortalidade no Brasil sejam as doenças cardiovasculares, doenças parasitárias representam ainda importante problema de saúde pública em diversas regiões do país. Em relação ao diagnóstico das parasitoses, julgue os próximos itens.

Para o diagnóstico da fase crônica da doença de Chagas, recomenda-se a realização de um teste sorológico de elevada sensibilidade, como o ensaio imunoenzimático, em conjunto com um ensaio de elevada especificidade, como a hemaglutinação indireta.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Para diagnosticar a fase crônica da doença de Chagas, realmente é recomendada a realização de testes sorológicos. O ensaio imunoenzimático (ELISA) é muito sensível, ou seja, consegue detectar a presença dos anticorpos mesmo em baixas quantidades, o que é ótimo para não deixar passar casos positivos. Já a hemaglutinação indireta é um teste mais específico, ajudando a confirmar que o resultado positivo é realmente da doença de Chagas e não de outra condição. Por isso, usar os dois testes juntos é uma prática comum e recomendada para garantir um diagnóstico mais preciso na fase crônica.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.