Questões Farmácia Administração de Medicamentos

Em um serviço de emergência de certo hospital da rede pública, um paciente, gênero m...

Responda: Em um serviço de emergência de certo hospital da rede pública, um paciente, gênero masculino, de 22 anos de idade, residente em região carente de saneamento básico, soropositivo para o HIV, apre...


1Q478937 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Em um serviço de emergência de certo hospital da rede pública, um paciente, gênero masculino, de 22 anos de idade, residente em região carente de saneamento básico, soropositivo para o HIV, apresentou-se com tosse produtiva e relatando febre intermitente nos últimos sete dias. Após anamnese, a equipe observou que o paciente estava debilitado, com desidratação e desnutrição. A análise dos exames laboratoriais mostrou resultado positivo para tuberculose. Ao confirmar o diagnóstico, a farmacoterapia foi iniciada pelo esquema básico e, em algumas semanas, houve melhora considerável do quadro clínico. Todavia, com o desaparecimento dos sintomas, o paciente abandonou o tratamento e acabou tendo uma recaída, que o levou de volta ao serviço.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Para evitar o abandono ao tratamento, os profissionais de saúde e os pacientes podem recorrer a estratégias como: orientações quanto aos medicamentos, como adequar horários, reforçando a importância de não abandonar a farmacoterapia; e diminuição entre os intervalos de consultas.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.