Antes do aparecimento dos europeus, os habitantes nativos do território eram economicamente auto-suficientes. Via de regra, cada família banto produzia sua alimentação, plantando e criando gado; também construía sua própria cabana e fazia suas roupas e utensílios.
(Shapern , I. Migrant labour and tribal life. 1947)
Sobre as mudanças provocadas na economia e na sociedade da África pela presença européia, a partir do século XIX, podemos fazer as seguintes afirmativas, com exceção de uma.
Assinale-a.
✂️ a) A economia africana nativa se transformou em uma economia colonial, tendo como base as plantações comerciais e a extração mineral. ✂️ b) A cobrança do imposto individual pela administração colonial obrigou as populações africanas a procurarem emprego assalariado, o que colocou à disposição do colonizador uma enorme força de trabalho. ✂️ c) A concentração dos africanos em "reservas" impossibilitou o uso do tradicional sistema de plantio que alternava as áreas cultivadas com áreas de pousio, em que a vegetação natural voltava a cobrir a terra. ✂️ d) A colonização dissolveu os Estados nacionais anteriormente existentes que reuniam em um mesmo território povos de diferentes culturas, mas identificados pelo sentimento comum da "negritude". ✂️ e) O novo modelo econômico e político imposto abalou os valores e símbolos culturais promovendo a perda de identidade e o desenraizamento cultural de grande parte da população.