Questões Geografia População Brasileira

A formação de favelas em torno das metrópoles e até de cidades de porte médio no Bra...

Responda: A formação de favelas em torno das metrópoles e até de cidades de porte médio no Brasil, resulta:


1Q482054 | Geografia, População Brasileira, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

A formação de favelas em torno das metrópoles e até de cidades de porte médio no Brasil, resulta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) A formação de favelas nas metrópoles brasileiras está diretamente relacionada à migração do campo para as cidades, motivada principalmente pelos baixos salários e pela falta de oportunidades nas atividades rurais.

Essa migração intensa gera um aumento da população urbana que muitas vezes não encontra condições adequadas de moradia, levando à ocupação irregular de áreas periféricas, formando as favelas.

As alternativas a), b), c) e e) não explicam adequadamente esse fenômeno. Por exemplo, a alternativa a) fala de atrativos culturais, que não são a causa principal da formação das favelas.

A alternativa b) menciona a eficiência dos programas do INCRA, que não tem relação direta com a formação das favelas.

A alternativa c) fala do analfabetismo, que é um problema social, mas não causa direta da formação das favelas.

A alternativa e) trata da concentração fundiária, que pode influenciar a migração, mas não explica diretamente a formação das favelas.

Portanto, a resposta correta é a letra d, que aborda a migração motivada pelos baixos salários no campo, principal causa da formação das favelas nas cidades brasileiras.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.