Questões Geografia Rio de Janeiro RJ

O primeiro censo demográfico das favelas do Rio de Janeiro, realizado em 1948, revel...

Responda: O primeiro censo demográfico das favelas do Rio de Janeiro, realizado em 1948, revelou que:


1Q482705 | Geografia, Rio de Janeiro RJ, Geógrafo, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, FJG

O primeiro censo demográfico das favelas do Rio de Janeiro, realizado em 1948, revelou que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) O primeiro censo demográfico das favelas do Rio de Janeiro, realizado em 1948, mostrou que a indústria de transformação era o principal setor ocupacional dos moradores dessas áreas. Isso indica que a população das favelas estava fortemente ligada ao trabalho industrial, refletindo o perfil econômico da cidade naquele período.

A alternativa b) está incorreta porque a zona Bangu-Anchieta não concentrava o maior número de favelas; outras regiões, como a Zona Sul e a Zona Norte, tinham maior presença dessas comunidades.

A alternativa c) não é correta, pois embora houvesse migrantes do Nordeste, a maior parte dos moradores das favelas era natural do próprio estado do Rio de Janeiro ou de outras regiões próximas.

A alternativa d) também não corresponde ao dado do censo, que indicava que muitos moradores trabalhavam em áreas próximas ou na própria zona de residência, especialmente na Zona Sul.

Por fim, a alternativa e) está incompleta e não pode ser considerada.

Portanto, a alternativa a) é a correta, confirmando que a indústria de transformação era o principal setor ocupacional dos residentes em favelas na cidade do Rio de Janeiro em 1948.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.