Questões Geografia Território

Na organização do espaço urbano brasileiro na contemporaneidade, observa-se uma expa...

Responda: Na organização do espaço urbano brasileiro na contemporaneidade, observa-se uma expansão impulsionada por duas lógicas, a da localização dos empregos nos núcleos das aglomerações e a da localiza...


1Q483281 | Geografia, Território, Tecnologista, IBGE, FGV

Na organização do espaço urbano brasileiro na contemporaneidade, observa-se uma expansão impulsionada por duas lógicas, a da localização dos empregos nos núcleos das aglomerações e a da localização das moradias nas áreas periféricas. A incorporação de novas áreas residenciais, o aumento da mobilidade e a oferta de transporte eficiente favorecem a formação de arranjos populacionais de diferentes magnitudes que aglutinam diferentes unidades espaciais.

Adaptado de: IBGE. Arranjos populacionais e concentrações urbanas no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou 294 arranjos populacionais no País, formados por 938 municípios e que representam 55,9% da população residente no Brasil em 2010.

Os critérios utilizados na identificação dos arranjos populacionais empregam a noção de integração, medida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A questão aborda a identificação dos arranjos populacionais segundo critérios de integração espacial e funcional. O IBGE utiliza como base para essa identificação a noção de integração medida pelos movimentos pendulares, que são os deslocamentos diários da população entre residência e trabalho ou estudo, além da contiguidade urbana, que se refere à continuidade física das áreas urbanas entre municípios.

Esses critérios refletem a dinâmica real da organização urbana, onde a localização dos empregos nos centros e das moradias nas periferias gera fluxos pendulares significativos. A contiguidade urbana indica a formação de áreas metropolitanas ou aglomerações urbanas contínuas.

As demais alternativas apresentam critérios que não são utilizados pelo IBGE para definir arranjos populacionais. Por exemplo, funções urbanas, rendimento, fluxos telefônicos, densidade demográfica, estrutura da população economicamente ativa, tamanho populacional e fluxos de bens são importantes para outras análises, mas não para a definição dos arranjos populacionais conforme o IBGE.

Portanto, a alternativa correta é a letra a, que está de acordo com o método oficial do IBGE para identificar arranjos populacionais, conforme o enunciado e a referência citada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.