Questões Geografia Urbanização

Na maioria dos países desenvolvidos, há uma maior concentração de pessoas vivendo nas c...

Responda: Na maioria dos países desenvolvidos, há uma maior concentração de pessoas vivendo nas cidades que no campo. Entretanto, é nos países subdesenvolvidos e emergentes que ocorrem os mais intensos proce...


Q483331 | Geografia, Urbanização, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Na maioria dos países desenvolvidos, há uma maior concentração de pessoas vivendo nas cidades que no campo. Entretanto, é nos países subdesenvolvidos e emergentes que ocorrem os mais intensos processos de urbanização na atualidade. Isso acontece em razão dos atrativos das cidades, como a oferta de empregos nas indústrias, na construção civil e no setor terciário, bem como pelo êxodo rural, provocado pela mecanização do campo, o que deixa trabalhadores rurais desempregados. A grande concentração de pessoas nas áreas urbanas de algumas grandes cidades, metrópoles ou regiões metropolitanas, aliada às dificuldades dos governos em oferecer melhores serviços públicos, é denominada macrocefalia urbana ou inchaço urbano. Apesar de essas poucas cidades concentrarem funções econômicas, culturais, administrativas e políticas, ou seja, exercerem grande influência sobre a maioria das demais cidades de um país, esse fenômeno tem provocado uma série de problemas: falta de infraestrutura, submoradias, desemprego, doenças e violência, entre outros. Das cidades a seguir qual delas NÃO é enquadrada como um caso de macrocefalia?
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 30/06/2025 23:05:19🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b
A macrocefalia urbana é caracterizada pela concentração excessiva de serviços, infraestrutura e oportunidades em uma ou poucas cidades de um determinado país, geralmente em detrimento do desenvolvimento equilibrado de outras cidades. Lagos, Nairóbi e Cidade do México são exemplos de cidades que sofrem deste fenômeno, especialmente em contextos de países em desenvolvimento, onde essa centralização contribui para problemas urbanos diversos e acentuados, como desemprego e submoradias. Tóquio, embora seja um grande centro urbano, faz parte de um país desenvolvido que possui uma rede de cidades bem distribuída e desenvolvida, evitando o cenário de macrocefalia urbana em larga escala.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.