Questões Geografia Clima e Domínios Morfoclimáticos

“Em qualquer estudo fitogeográfico de matas tropicais de posição azonal marcante, co...

Responda: “Em qualquer estudo fitogeográfico de matas tropicais de posição azonal marcante, como é o caso das florestas atlânticas brasileiras, torna-se indispensável compreender a forma pela qual elas tr...


1Q484200 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Em qualquer estudo fitogeográfico de matas tropicais de posição azonal marcante, como é o caso das florestas atlânticas brasileiras, torna-se indispensável compreender a forma pela qual elas transicionam para diferentes domínios situados a oeste e ao sul do grande contínuo norte-sul das chamadas matas atlânticas. A identificação pioneira das faixas de transição e contato existentes entre os diferentes domínios de natureza no Brasil deveu-se a uma iniciativa terminológica, intuitiva e pragmática popular nordestina.”

(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.)

Desde tempos imemoriais, reconheceu-se a faixa de transição e contato entre a Zona da Mata nordestina e os sertões secos com o termo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

No texto, fala-se sobre a faixa de transição entre a Zona da Mata nordestina (que é uma área mais úmida e de vegetação mais densa) e os sertões secos (regiões mais áridas). Essa faixa intermediária, que tem características de transição entre esses dois ambientes, é conhecida popularmente no Nordeste como "agreste".

O agreste é uma região que não é tão úmida quanto a Zona da Mata, mas também não é tão seca quanto o sertão, funcionando como uma zona de contato entre esses dois domínios. Por isso, a resposta correta é a letra d).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.