Questões Geografia Geopolítica

A Revolução Industrial está ligada às necessidades do industrial que está atento ao ...

Responda: A Revolução Industrial está ligada às necessidades do industrial que está atento ao mercado consumidor, dentro do tempo e espaço, àquilo que a demanda da procura e da oferta de mercadorias neces...


1Q484916 | Geografia, Geopolítica, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A Revolução Industrial está ligada às necessidades do industrial que está atento ao mercado consumidor, dentro do tempo e espaço, àquilo que a demanda da procura e da oferta de mercadorias necessitam. A história da indústria, em diversos momentos, desenvolveu processos e procedimentos que acompanharam a trajetória do mundo, em especial o capitalista. Esta Revolução Industrial concentra capital inerente à etapa monopolista do capitalismo, a classe trabalhadora ganha nova forma. As melhores condições de trabalho são obtidas por uma elite operária. A redução da jornada de trabalho, o aumento no poder de compra dos salários, as novas alternativas de transporte e de lazer popular, tudo isto foi configurando uma nova “cultura operária”. O novo sindicalismo emergente passou a adotar estratégias de luta mais eficazes e a perseguir uma maior participação política. Ainda assim, as desigualdades sociais produzidas pelo capitalismo e as diferenças ideológicas (inclusive aquelas alimentadas pela religião e pelo nacionalismo de Estado) continuavam a fracionar a classe trabalhadora nos países mais favorecidos. O Estado passa a intervir na economia para regular a relação capital x trabalho, reduzir a desigualdade social (em especial, com políticas de redistribuição da renda e gastos sociais que ajudavam a garantir o pleno emprego). Mas, a intervenção estatal também procurava criar as condições necessárias para um desenvolvimento capitalista confiável. Tratase da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.