Questões Português

Para defender o ensino de gramática, é preciso, pelo menos, ter noção do que é gramátic...

Responda: Para defender o ensino de gramática, é preciso, pelo menos, ter noção do que é gramática. Para efeito de argumentação, parte-se do princípio de que gramática é um conjunto de regras que podem ser e...


1Q49356 | Português, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

Para defender o ensino de gramática, é preciso, pelo menos, ter noção do que é gramática. Para efeito de argumentação, parte-se do princípio de que gramática é um conjunto de regras que podem ser entendidas de várias maneiras. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A alternativa a) está incorreta porque afirmar que a gramática normativa deve ser trabalhada como o único dialeto válido é uma visão restritiva e ultrapassada. A gramática normativa é importante para o ensino formal da língua, mas a língua é dinâmica e possui variações dialetais e sociais que também devem ser reconhecidas e valorizadas.

A alternativa b) está correta ao afirmar que os grandes problemas escolares estão mais relacionados ao domínio do texto do que ao domínio da gramática isolada. Isso está alinhado com as abordagens modernas do ensino de língua, que valorizam a compreensão e produção textual.

A alternativa c) é correta porque o ensino de gramática deve ampliar o repertório linguístico do aluno, possibilitando maior domínio dos recursos da língua para diferentes contextos.

A alternativa d) também está correta, pois a gramática pode ser vista como uma ferramenta para investigar como os processos cognitivos funcionam na aquisição e uso da língua.

Portanto, a única alternativa incorreta é a a), que defende uma visão limitada e normativa da gramática, não condizente com as práticas pedagógicas contemporâneas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.