Questões Direito do Trabalho

Osíris trabalhou como empregado para a empresa Poseidon Alimentos por dez meses, sem qu...

Responda: Osíris trabalhou como empregado para a empresa Poseidon Alimentos por dez meses, sem que fossem efetuadas as anotações do contrato em sua Carteira de Trabalho. Foi dispensado sem receber o pagament...


1Q49382 | Direito do Trabalho, Analista Judiciário, TRT BA, FCC

Osíris trabalhou como empregado para a empresa Poseidon Alimentos por dez meses, sem que fossem efetuadas as anotações do contrato em sua Carteira de Trabalho. Foi dispensado sem receber o pagamento de verbas rescisórias. Pretendendo obter o reconhecimento judicial do vínculo de emprego, com anotações na carteira profissional e o pagamento das verbas rescisórias, Osíris deverá ajuizar reclamação trabalhista no prazo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

A legislação trabalhista brasileira, especificamente o artigo 11 da CLT, estabelece que as ações quanto a créditos resultantes das relações de trabalho têm um prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho. No entanto, para o reconhecimento do vínculo empregatício e a consequente anotação na Carteira de Trabalho, não há prazo prescricional estabelecido.

Isso significa que Osíris pode requerer a qualquer tempo o reconhecimento do vínculo empregatício, mesmo após o prazo de dois anos da rescisão para reclamar as verbas rescisórias. A decisão de não estabelecer um prazo para o reconhecimento do vínculo visa proteger o direito do trabalhador de ter sua relação de emprego formalmente reconhecida, independentemente do tempo que tenha passado desde a extinção do contrato.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.