Questões Português Interpretação de Textos

No fragmento“Como toda e qualquer revolução que se preze, essa, levantada por aquel...

Responda: No fragmento“Como toda e qualquer revolução que se preze, essa, levantada por aqueles que já viram grandes mudanças no mundo,”, o pronome “essa” foi utilizado, no trecho, para fazer referê...


1Q50252 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, MPE PR, ESPP

Texto associado.
Texto para a questão
Texto II


Idosos derrubam estereótipos e descobrem mundo de possibilidades na internet
(Por Luciane Evans)

Está nascendo, ou melhor, renascendo, uma geração disposta a não ter fronteiras e a quebrar os antigos rótulos que um dia impuseram a ela. E carrega consigo o nome 3T - “ Trocar o Tricô pelo Teclado.” E isso mesmo. São homens e mulheres acima dos 65 anos que decidiram abrir seus leques de oportunidades e decolar no mundo virtual. São vovôs e vovós que estão nas redes sociais, trocam e-mails, mensagens, rodam o mundo com um só clique e se comunicam com o universo por meio das novas tecnologias. Sabem mais que muito marmanjo por aí e garantem: estão mais jovens e felizes, alguns até mais próximos dos netos e filhos. Para especialistas, otimistas com essa revolução, a cada clique a geração 3T está beneficiando a mente e a alma, já que a web pode ser uma das armas para evitar o mal de Alzheimer e a solidão.
Como toda e qualquer revolução que se preze, essa, levantada por aqueles que já viram grandes mudanças no mundo, ainda não é aderida por todos dessa faixa etária. Ainda há resistências que a geração 3T quer derrubar, a fim de aumentar seu batalhão de novos internautas e a efervescência ficar mais divertida. De acordo com uma pesquisa divulgada em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), a nova geração está começando aos poucos. O instituto entrevistou 20.736 pessoas de 65 a 75 anos entre julho de 2011 e agosto do ano passado, nas regiões metropolitanas das principais capitais do país, entre elas Belo Horizonte. Segundo o estudo, 52% dos entrevistados afirmam que se confundem com os computadores, mas no mesmo grupo, 28% já tratam de se manter atualizados com os avanços tecnológicos. [...]

Disponível em: http://www. em. com. br/app/noticia/ tecnoloaia/2013/03/17/interna tecnologia.358365/idososderrubam-estereotipos-e-descobrem-mundo-de-possibilidadesna-internet.shtml
No fragmento “Como toda e qualquer revolução que se preze, essa, levantada por aqueles que já viram grandes mudanças no mundo,”, o pronome “essa” foi utilizado, no trecho, para fazer referência à palavra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) O pronome demonstrativo 'essa' é utilizado para retomar um termo já mencionado anteriormente no texto. No fragmento apresentado, a palavra 'essa' refere-se diretamente a 'revolução', que foi citada pouco antes no mesmo trecho.

Analisando as outras alternativas, 'solidão' e 'web' aparecem em contextos diferentes e não são retomadas pelo pronome 'essa'. 'Mudanças' ainda seria citada, portanto não pode ser referida por 'essa'. 'Geração' também não está diretamente relacionada ao pronome demonstrativo usado.

Portanto, a referência correta do pronome 'essa' é a palavra 'revolução', que é o núcleo do sujeito da oração e está imediatamente antes do pronome. Isso confirma que a alternativa correta é a letra d.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.