Questões Direito do Consumidor

Pedro entregou seu veículo para ser lavado e polido em um estabelecimento especializado...

Responda: Pedro entregou seu veículo para ser lavado e polido em um estabelecimento especializado. Ao retornar, ele constatou riscos na pintura do veículo e reclamou formalmente ao fornecedor do serviço.


Q50694 | Direito do Consumidor, Promotor de Justiça Substituto, MPE RR, CESPE CEBRASPE, 2017

Pedro entregou seu veículo para ser lavado e polido em um estabelecimento especializado. Ao retornar, ele constatou riscos na pintura do veículo e reclamou formalmente ao fornecedor do serviço.
Essa situação hipotética mostra um caso de

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Essa situação hipotética trata de um vício de fácil constatação, pois os riscos na pintura do veículo são facilmente perceptíveis. Além disso, a reclamação formulada por Pedro impediu a decadência, que é a perda do direito de reclamar devido ao decurso do tempo.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, no caso de vício de fácil constatação, o prazo para reclamar é de 90 dias para produtos ou serviços não duráveis e de 180 dias para produtos ou serviços duráveis, contados a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução do serviço. A reclamação de Pedro foi feita dentro desse prazo, o que impede a decadência de seu direito.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.