Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Direito da Criança e do Adolescente

A Constituição Federal de 1988 impôs ao legislador infraconstitucional o dever de trata...

Responda: A Constituição Federal de 1988 impôs ao legislador infraconstitucional o dever de tratar a criança e o adolescente como sujeitos de direito – e não mais como mero objeto de intervenção do mundo adu...


1Q50996 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direito da Criança e do Adolescente, Promotor de Justiça Substituto, MPE SP, 2017

A Constituição Federal de 1988 impôs ao legislador infraconstitucional o dever de tratar a criança e o adolescente como sujeitos de direito – e não mais como mero objeto de intervenção do mundo adulto.

Nessa linha, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Título II, especificou direitos denominados fundamentais de infantes e jovens.

Em tal contexto, atribuiu às crianças e aos adolescentes direitos de defesa mesmo em face dos adultos a quem o ordenamento jurídico os subordina. Dentre tais direitos, encontra-se o de defesa da integridade físico-psíquica e moral, na sua faceta de proteção aos direitos de fruir e de desenvolver a própria personalidade, de defender-se de agressões comprometedoras de sua condição de pessoa em face de desenvolvimento, especificamente quando as iniciativas nefastas partam de pessoas a quem a lei impôs o dever de, direta e rotineiramente, protegê-los contra os ataques dos demais membros do grupo social, devendo ser-lhes prestado, para tanto, o suporte necessário.

Tal contextualização correspondente ao direito de liberdade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

O texto aborda a importância de garantir os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, reconhecendo-os como sujeitos de direito e não mais como meros objetos de intervenção dos adultos. Nesse contexto, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece diversos direitos, incluindo o direito de defesa da integridade físico-psíquica e moral.

Dentre esses direitos, destaca-se o direito de buscar refúgio, que consiste na proteção contra agressões comprometedoras da sua condição de pessoa em desenvolvimento. Esse direito visa garantir que crianças e adolescentes tenham um ambiente seguro e protetor, mesmo quando as ameaças partem de pessoas responsáveis por sua proteção.

Portanto, a alternativa correta é a letra b) buscar refúgio.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.