O projeto de engenharia para reabilitação do pavimento de rodovia incluindo melhoramentos físicos e operacionais decorrentes de intervenção de baixo custo, consiste no conjunto de estudos e projetos desenvolvidos com o objetivo primordial de reforçar o pavimento existente, por adição de novas camadas estruturais ou por substituição de uma ou mais camadas, de forma que a estrutura resultante possa economicamente suportar a repetição das cargas por eixo incidentes durante o novo período de projeto estabelecido, em condições de conforto e segurança para o usuário. Na realização dos estudos de tráfego serão adotados os seguintes critérios, EXCETO:
✂️ a) Proceder a contagens volumétricas e classificatórias durante trinta dias consecutivos em períodos de 24 horas, em número de postos compatíveis com a variação do fluxo. ✂️ b) Realizar as contagens direcionais em interseções problemáticas durante três dias nos períodos mais críticos. ✂️ c) Introduzir as correções sazonais dos dados, com base naqueles disponíveis. ✂️ d) Adotar fatores de veículos de pesagens de tráfego disponíveis, caso necessário, realizando pesagens. Nestas pesagens serão determinados os pesos, por eixo/conjunto-de-eixos, dos diversos tipos de veículos que compõem a frota usuária do trecho considerado. ✂️ e) Adotar taxa de crescimento de estudos econômicos consistentes, com base nas premissas de alocação de tráfego ou na existência de dados históricos que permitam projeções confiáveis.