Questões Português

AUTOR – Eu sou o autor de uma mulher que inventei e a quem dei o nome de Ângela Pralini...

Responda: AUTOR – Eu sou o autor de uma mulher que inventei e a quem dei o nome de Ângela Pralini. Eu vivia bem com ela. Mas ela começou a me inquietar e vi que eu tinha de novo que assumir o papel de escrit...


1Q53626 | Português, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2017

AUTOR – Eu sou o autor de uma mulher que inventei e a quem dei o nome de Ângela Pralini. Eu vivia bem com ela. Mas ela começou a me inquietar e vi que eu tinha de novo que assumir o papel de escritor para colocar Ângela em palavras porque só então posso me comunicar com ela.
Eu escrevo um livro e Ângela outro: tirei de ambos o supérfluo.
Eu escrevo à meia-noite porque sou escuro. Ângela escreve de dia porque é quase sempre luz alegre.
Este é um livro de não memórias. Passa-se agora mesmo, não importa quando foi ou é ou será esse agora mesmo.
(…)
ÂNGELA – Viver me deixa trêmula.
AUTOR – A mim também a vida me faz estremecer.
ÂNGELA – Estou ansiosa e aflita.
AUTOR – Vejo que Ângela não sabe como começar. Nascer é difícil. Aconselho-a a falar mais facilmente sobre fatos? Vou ensiná-la a começar pelo meio. Ela tem que deixar de ser tão hesitante porque senão vai ser um livro todo trêmulo, uma gota d’água pendurada quase a cair e quando cai divide-se em estilhaços de pequenas gotas espalhadas. Coragem, Ângela, comece sem ligar para nada.

(Clarice Lispector. Um sopro de vida)

Na construção da narrativa, revela-se que Autor e Ângela têm algumas preferências
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Na narrativa apresentada, o Autor e Ângela possuem preferências opostas, como fica claro na distinção entre escrever à meia-noite (Autor) e durante o dia (Ângela), simbolizando escuridão e luz, respectivamente. Essa oposição indica diferenças marcantes em suas personalidades e modos de ser.

Além disso, há uma relação de interdependência entre eles, pois o Autor precisa assumir o papel de escritor para dar voz a Ângela, e ambos dialogam para construir a narrativa. Essa interação revela seus questionamentos íntimos e a busca por compreensão mútua.

As outras alternativas não se adequam ao texto: não há ênfase em indecisão ou apego às memórias (b), nem comportamentos previsíveis e tranquilos (c). Também não há uma visão pouco entusiasmada da vida (d) ou medo de autenticidade (e).

Portanto, a alternativa que melhor expressa a dinâmica entre Autor e Ângela é a letra a, que destaca a oposição e a interdependência entre eles, evidenciando seus questionamentos íntimos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.