Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA

Gabriel, brasileiro, com onze anos de idade e residente no Brasil, foi autorizado por s...

Responda: Gabriel, brasileiro, com onze anos de idade e residente no Brasil, foi autorizado por seus pais a viajar desacompanhado para a Argentina, a fim de visitar familiares. Tal autorização foi formulada ...


1Q53928 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Juiz Substituto, TJ PR, CESPE CEBRASPE, 2019

Gabriel, brasileiro, com onze anos de idade e residente no Brasil, foi autorizado por seus pais a viajar desacompanhado para a Argentina, a fim de visitar familiares. Tal autorização foi formulada por escrito na presença de autoridade consular brasileira, que também assinou o documento.

Conforme a Resolução n.º 131/2011 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a concessão de autorização de viagem para o exterior de crianças e adolescentes brasileiros, Gabriel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

De acordo com a Resolução n.º 131/2011 do Conselho Nacional de Justiça, a autorização de viagem para o exterior de crianças e adolescentes brasileiros pode ser concedida com a assinatura de apenas um dos genitores, desde que haja a autorização expressa do outro genitor, com firma reconhecida em cartório (art. 1º, § 1º).

No caso apresentado, Gabriel, com onze anos de idade, foi autorizado por seus pais a viajar desacompanhado para a Argentina, com a autorização formulada por escrito na presença de autoridade consular brasileira, que também assinou o documento. Nesse contexto, a assinatura da autoridade consular valida a autorização dos pais, permitindo que Gabriel realize a viagem, conforme previsto na legislação.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.