Reconhecidamente a Inspeção Sanitária de Carnes realizada em estabelecimentos caracterizados como matadouros-frigoríficos, desempenha atividades preventivas da mais alta relevância para a saúde pública ao afastar do mercado carnes impróprias para o consumo ou que possam ser potencialmente prejudiciais. Dentre todas as alterações em carnes bovinas submetidas a inspeção sanitária, em matadouros, a cisticercose ocupa o 1º lugar em número de achados que determinam a retenção de carcaças. Acerca da cisticercose, os métodos de detecção e ações, assinale a alternativa CORRETA :
✂️ A) Não obstante ao reconhecimento da importância da cisticercose na saúde pública, a inspeção de carnes é irrelevante para detectar todos os cisticercos presentes nas carnes visto que, por razões de natureza estética e comercial, o inspetor normalmente não retalha todos os órgãos, vísceras e carcaças submetidos à inspeção de rotina ou posteriormente a ela.
✂️ B) A presença de cisticercos na carcaça gera a necessidade de submeter as carnes a tratamentos preventivos (pelo frio, calor ou salga), objetivando inviabilizar os cisticercos nelas presentes, e assim eliminar completamente os riscos dos consumidores contraírem a Taeniarhyncus saginatus por ingestão de carnes mal passadas.
✂️ C) A utilização de calor para o aproveitamento condicional de carcaças pode não estar veiculada ás instalações do estabelecimento, já que este procedimento deverá ser realizado pelo estabelecimento comercial no ato da venda da carne.
✂️ D) De acordo com a legislação, o tratamento pelo calor que garanta a inativação de patógenos pode ser realizado na indústria de três formas distintas: cozimento a no mínimo - 76,6ºC por 30 minutos; fusão pelo calor a 121ºC ou temperatura superior a esta; ou esterilização pelo calor úmido seguida de resfriamento rápido.
✂️ E) De acordo com o artigo 185 do RIISPOA, carcaças com infecção leve, com um cisto viável, não deverão ser tratadas pelo frio.
Responder
💬 COMENTÁRIOS 1 📊 ESTATÍSTICAS 📝 ANOTAÇÕES
O assunto fraude em alimentos ganhou mídia no Brasil após a operação Leite Compensado , em 2014, e posteriormente a operação Carne Fraca , em 2017, deixando os consumidores alertas sobre o tema. As fraudes em alimentos geralmente ocorrem por adulteração ou falsificação do produto. Visando coibir tais crimes, o RIISPOA atualizado em 2017 prevê penas mais severas e introduz o conceito de condições agravantes e atenuantes, que não havia no Regulamento original. Analise as afirmativas abaixo conforme essas atualizações: 1. Caracteriza-se a habitualidade na adulteração ou na falsificação de produtos quando constatada a idêntica infração por duas vezes, consecutivas ou não, dentro do período de doze meses. 2. É proibido recolher novamente às câmaras frigoríficas produtos e matérias-primas delas retirados e que permaneceram em condições inadequadas de temperatura, caso constatada perda de suas características originais de conservação. 3. São consideradas circunstâncias atenuantes a infração ter sido cometida acidentalmente. 4. Apurando-se no mesmo processo administrativo a prática de duas ou mais infrações, as penalidades serão aplicadas pela infração mais grave. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas .
✂️ A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
✂️ B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
✂️ C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
✂️ D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
✂️ E) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
Responder
💬 COMENTÁRIOS 1 📊 ESTATÍSTICAS 📝 ANOTAÇÕES
O manejo pré-abate dos animais tem influência direta sobre a qualidade da carcaça e da carne, devendo merecer toda a atenção do produtor e do profissional que avaliará o animal. Deve ser evitada, a juízo da Inspeção Federal a matança de, EXCETO:
✂️ A) Fêmeas em estado adiantado de gestação (mais de dois terços do tempo normal da gravidez).
✂️ D) Animais que padeçam de qualquer enfermidade, que torne a carne imprópria para o consumo.
✂️ E) Animais com menos de 40 (trinta) dias de vida extrauterina.
Responder
💬 COMENTÁRIOS 📊 ESTATÍSTICAS 📝 ANOTAÇÕES