Quanto à flexão para o plural, assinalar a alternativa INCORRETA:

Quanto à flexão para o plural, assinalar a alternativa INCORRETA:


Quanto à flexão para o plural, assinalar a alternativa INCORRETA: 

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Sumaia Santana
    Sumaia Santana EQUIPE
    23/10/2025 • 08:13
    Gabarito: Alternativa E
    A alternativa E está errada, portanto, é o gabarito porque “abaixo” é advérbio e advérbio é invariável e “assinado” é adjetivo e adjetivo é váriável, ou seja, tem singular e plural. Portanto, o plural correto de abaixo-assinado é abaixo-assinados.

    Os demais plurais estão corretos, com as seguintes justificativas:
    Chapéu-de-sol → chapéus-de-sol > havendo preposição explícita ou implícita entre os termos, somente o primeiro termo vai para o plural.
    Bate-boca → bate-bocas > “bate” é verbo e verbo é invariável e “boca” é substantivo e substantivo é variável.
    Segunda-feira → segundas-feiras > “segunda” é numeral e numeral é variável e “feira” é substantivo e substantivo é variável.
    Salário-família → salários-família > como os dois termos são substantivos, os dois termos podem ir para o plural, ou então, deixar apenas o primeiro termo no plural.
  • Naiara dos Santos Costa
    Naiara dos Santos Costa
    14/11/2023 • 22:21
    af q ódio errei pq n vi q era "incorreta"
    mas letra D tbm tá errado, o correto é "salários-famílias"
    eu meio q fui na "mais correta" KKKK pq de certeza eu sabia q o plural de segunda feira é assim

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.