A chave do tamanho O antes de nascer e o depo...

A chave do tamanho O antes de nascer e o depois de morrer: duas eternidades no espaço infinito circunscrevem o nosso breve espasmo de vida. A imensidão do universo v...


A chave do tamanho

O antes de nascer e o depois de morrer: duas eternidades no espaço infinito circunscrevem o nosso breve espasmo de vida. A imensidão do universo visível com suas centenas de bilhões de estrelas costuma provocar um misto de assombro, reverência e opressão nas pessoas. “O silêncio eterno desses espaços infinitos me abate de terror”, afligia-se o pensador francês Pascal. Mas será esse necessariamente o caso?
O filósofo e economista inglês Frank Ramsey responde à questão com lucidez e bom humor: “Discordo de alguns amigos que atribuem grande importância ao tamanho físico do universo. Não me sinto absolutamente humilde diante da vastidão do espaço. As estrelas podem ser grandes, mas não pensam nem amam - qualidades que impressionam bem mais do que o tamanho. Não acho vantajoso pesar quase cento e vinte quilos”.
Com o tempo não é diferente. E se vivêssemos, cada um de nós, não apenas um punhado de décadas, mas centenas de milhares ou milhões de anos? O valor da vida e o enigma da existência renderiam, por conta disso, os seus segredos? E se nos fosse concedida a imortalidade, isso teria o dom de aplacar de uma vez por todas o nosso desamparo cósmico e as nossas inquietações? Não creio. Mas o enfado, para muitos, seria difícil de suportar. 

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 35) 

Há ocorrência de forma verbal na voz passiva e adequada articulação entre os tempos e os modos verbais na frase:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Letícia Cunha
    Letícia Cunha
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: e)
    A questão pede para identificar a frase que apresenta uma forma verbal na voz passiva e uma articulação adequada entre os tempos e os modos verbais. Vamos analisar cada alternativa:

    a) A frase apresenta problemas de concordância e articulação verbal, tornando a estrutura confusa e inadequada.

    b) A frase contém um erro de articulação entre os tempos verbais, pois 'nada garantirá' (futuro do presente do indicativo) não se articula corretamente com 'estivéssemos' (pretérito imperfeito do subjuntivo).

    c) A frase 'ainda assim houvesse quem não se satisfaria' mistura tempos verbais de forma inadequada, combinando o pretérito imperfeito do subjuntivo com o futuro do pretérito do indicativo de maneira que não mantém a coerência temporal.

    d) A frase usa 'não passariam a alimentar' em um contexto que sugere uma generalização inadequada e uma articulação temporal confusa.

    e) A frase 'Os anos que forem bem vividos bastarão para aqueles que não costumam esperar pelo desfrute de uma margem inalcançável de tempo.' utiliza a voz passiva ('forem vividos') e articula corretamente os tempos verbais, mantendo a coerência e adequação gramatical.

    Portanto, a alternativa correta é a letra 'e', que apresenta a forma verbal na voz passiva e uma articulação adequada entre os tempos e os modos verbais.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.