Leia o texto para responder à questão: Teoria do Human...

Leia o texto para responder à questão: Teoria do Humanitismo (Quincas Borba) Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas ch...


publicidade
Leia o texto para responder à questão: 

Teoria do Humanitismo (Quincas Borba) 

Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. (...) ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.

Machado de Assis 

Analise as informações do texto a respeito dos tempos verbais empregados, das classes gramaticais e das orações coordenadas, julgando-as (V) verdadeiras ou (F) falsas: 

(   ) “Supõe tu um campo de batalhas” o verbo está no imperativo afirmativo;
(   ) “As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças...” o termo destacado é pronome relativo;
(   ) “mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição” No período transcrito, há apenas orações coordenadas;
(   ) “Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos” No período há uma oração coordenada sindética aditiva.  

A sequência correta de cima para baixo é:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Elaine Barbosa Silva
    Elaine Barbosa Silva
    23/03/2025 • 13:58
    Supõe tu um campo de batalhas o verbo está no imperativo afirmativo?
  • Elaine Barbosa Silva
    Elaine Barbosa Silva
    23/03/2025 • 13:59
    As batatas apenas chegam para alimentar uma das Tribos que acima adquirem forças o termo destacado é pronome relativo?
  • Elaine Barbosa Silva
    Elaine Barbosa Silva
    23/03/2025 • 14:03
    Mas se as duas tribos dividirem em paz as batatas do Campo não chegam a nutri-se suficientemente e morrem de inanição no período transcrito, há apenas orações coordenadas?
  • Elaine Barbosa Silva
    Elaine Barbosa Silva
    23/03/2025 • 14:04
    Uma das Tribos exterminam a outra e recolhe as despojos no período há uma oração coordenada sindética aditiva?
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    28/04/2025 • 20:10
    Gabarito: d)

    Vamos analisar cada afirmação:

    1) “Supõe tu um campo de batalhas” o verbo está no imperativo afirmativo;
    Verdadeiro. O verbo "supõe" está no modo imperativo afirmativo, sendo uma forma de comando ou pedido direcionado ao interlocutor.

    2) “As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças...” o termo destacado é pronome relativo;
    Verdadeiro. O termo "que" é um pronome relativo que introduz uma oração subordinada adjetiva, relacionando-se com o antecedente "uma das tribos".

    3) “mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição” No período transcrito, há apenas orações coordenadas;
    Falso. O período contém uma oração subordinada adverbial condicional introduzida por "se", além de orações coordenadas que descrevem o resultado da condição.

    4) “Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos” No período há uma oração coordenada sindética aditiva.
    Verdadeiro. O período é composto por duas orações coordenadas sindéticas aditivas, conectadas pela conjunção "e".

    Portanto, a sequência correta é V, V, F, V, que corresponde à alternativa d).
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.