Nos termos do disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em relaç...

Nos termos do disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em relação à Família Natural, Substituta, Guarda, Tutela ou Adoção, é correto afirmar que


Nos termos do disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em relação à Família Natural, Substituta, Guarda, Tutela ou Adoção, é correto afirmar que

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    30/12/2024 • 20:14
    Gabarito: b)

    De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a adoção em favor de candidato domiciliado no Brasil não cadastrado previamente nos termos expressos da Lei n° 8.069/90 (ECA) pode ser deferida quando for formulada por parente com o qual a criança ou adolescente mantenha vínculos de afinidade e afetividade.

    A adoção é um instituto jurídico que visa proporcionar a crianças e adolescentes um ambiente familiar adequado, garantindo-lhes proteção, cuidado e amor. No caso mencionado, a legislação permite que a adoção seja deferida mesmo que o adotante não esteja previamente cadastrado, desde que haja laços de afinidade e afetividade com a criança ou adolescente.

    É importante ressaltar que a adoção é um processo complexo e que deve sempre priorizar o interesse superior da criança, conforme preconiza o ECA.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.