Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Liberdade Assistida

Os Municípios, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, ou afins, têm ...

Responda: Os Municípios, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, ou afins, têm a autonomia para executar Planos Municipais de Prestação de Serviço à Comunidade - PSC e de Liberdade Assistid...


Q55990 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Liberdade Assistida

Os Municípios, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, ou afins, têm a autonomia para executar Planos Municipais de Prestação de Serviço à Comunidade - PSC e de Liberdade Assistida - LA, voltados para recuperação de adolescentes enquadrados como infratores à luz da Lei n° 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA). Nesse passo, a aplicação, pela autoridade competente, de Prestação de Serviço à Comunidade - PSC ou de Liberdade Assistida a um infrator adolescente constitui-se, com base no respectivo ECA, como modalidade de:
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 12/01/2025 14:17:43🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8069/90), a aplicação de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) ou de Liberdade Assistida a um infrator adolescente constitui-se como uma medida socioeducativa.

As medidas socioeducativas têm como objetivo principal a ressocialização do adolescente infrator, buscando sua reintegração à sociedade de forma adequada e responsável. O PSC e a Liberdade Assistida são exemplos de medidas que visam promover a reflexão sobre o ato infracional cometido e estimular o adolescente a se tornar um cidadão consciente de suas responsabilidades.

Portanto, a aplicação dessas medidas está prevista no ECA como uma forma de intervenção pedagógica e assistencial, visando o desenvolvimento do adolescente de forma positiva.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.