Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Medida Socioeducativa de Internação

No item abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser j...

Responda: No item abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada conforme as normas do ECA e o entendimento do STJ. Alberto, adolescente condenado a cump...


Q56026 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Medida Socioeducativa de Internação, CESPE CEBRASPE

No item abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada conforme as normas do ECA e o entendimento do STJ.

Alberto, adolescente condenado a cumprir medida socioeducativa de internação, diante da inexistência de estabelecimento apropriado na cidade de residência de seus pais, foi custodiado em unidade distante, em razão da superlotação da unidade mais próxima. Nessa situação, houve violação ao direito absoluto do adolescente previsto no ECA: Alberto deveria ter sido enviado para a localidade mais próxima do domicílio dos seus pais, mesmo que a unidade de custódia estivesse superlotada.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 124, parágrafo único, é garantido que a internação deve ocorrer em local próximo à residência dos pais ou responsável, em localidades próximas, observada a estrita necessidade do caso. No entanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que a superlotação de uma unidade pode justificar a internação em local distante, desde que seja assegurado o atendimento adequado ao adolescente.

Portanto, no caso apresentado, a decisão de custodiar Alberto em uma unidade distante, devido à superlotação da unidade mais próxima, não configura violação ao direito absoluto do adolescente, desde que sejam garantidas as condições necessárias para o cumprimento da medida socioeducativa.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.