Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Justiça da Infância e da Juventude

Maria, criança com 7 anos, testemunhou o seu padrasto praticar violência física contra ...

Responda: Maria, criança com 7 anos, testemunhou o seu padrasto praticar violência física contra a sua irmã Joana, de 12 anos, o que causou na adolescente intenso sofrimento. Cientificado dos fatos, o Promot...


Q56045 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Justiça da Infância e da Juventude

Maria, criança com 7 anos, testemunhou o seu padrasto praticar violência física contra a sua irmã Joana, de 12 anos, o que causou na adolescente intenso sofrimento. Cientificado dos fatos, o Promotor de Justiça ingressou com ação penal em face do abusador, pugnando pela oitiva das irmãs em Juízo. Considerando o sistema de garantia de direitos introduzido pela Lei nº 13.431/2017, a oitiva das meninas será realizada da seguinte forma:
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 30/12/2024 20:22:54🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

De acordo com a Lei nº 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, a oitiva das meninas Maria e Joana deve ser realizada por meio de depoimentos especiais.

O depoimento especial é um procedimento que visa garantir que a criança ou adolescente seja ouvido de forma adequada, respeitando sua condição de vítima ou testemunha de violência. Esse tipo de depoimento é realizado por profissionais especializados, como psicólogos e assistentes sociais, em um ambiente acolhedor e adequado, visando minimizar o impacto emocional da criança ou adolescente.

Portanto, no caso apresentado, Maria e Joana devem ser ouvidas por meio de depoimentos especiais, sendo Maria como testemunha e Joana como vítima.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.