Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Proteção Judicial dos Interesses Individuais

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública em face de dirigentes de funda...

Responda: O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública em face de dirigentes de fundação privada de assistência à criança, pela prática de inúmeras irregularidades apuradas em auditoria interna, ...


Q56067 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Proteção Judicial dos Interesses Individuais, CESPE CEBRASPE

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública em face de dirigentes de fundação privada de assistência à criança, pela prática de inúmeras irregularidades apuradas em auditoria interna, especialmente, pelo uso indevido de verbas e pela apropriação indébita de recursos da referida entidade, em cujo estatuto está registrada a vocação protetiva e assistencial da fundação, em especial, para o auxílio e a assistência a crianças e famílias desamparadas, sem distinção de raça, cor, sexo e idéias políticas ou religiosas.

Considerando a situação hipotética acima apresentada bem como as atribuições do Ministério Público relacionadas com a defesa dos interesses de crianças e adolescentes, julgue os itens a seguir.

O ECA consubstancia a autorização legal para que o Ministério Público atue na defesa dos interesses de crianças e adolescentes e, nesses casos, a legitimação do Ministério Público configura-se como típico caso de representação.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/1990, consolida os direitos das crianças e adolescentes, estabelecendo as medidas de proteção necessárias para garantir seu desenvolvimento saudável e digno.

Dentre as atribuições do Ministério Público previstas no ECA, está a defesa dos interesses das crianças e adolescentes, atuando em casos de ameaça ou violação desses direitos. Nesse sentido, o Ministério Público tem legitimidade para representar esses indivíduos em juízo, buscando assegurar a efetivação de seus direitos e a responsabilização daqueles que os violarem.

Portanto, a atuação do Ministério Público na defesa dos interesses de crianças e adolescentes, conforme autorizada pelo ECA, configura-se como um típico caso de representação, sendo, portanto, a afirmativa correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.