Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Proteção Judicial dos Interesses Individuais

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública em face de dirigentes de funda...

Responda: O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública em face de dirigentes de fundação privada de assistência à criança, pela prática de inúmeras irregularidades apuradas em auditoria interna, ...


1Q56068 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Proteção Judicial dos Interesses Individuais, CESPE CEBRASPE

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública em face de dirigentes de fundação privada de assistência à criança, pela prática de inúmeras irregularidades apuradas em auditoria interna, especialmente, pelo uso indevido de verbas e pela apropriação indébita de recursos da referida entidade, em cujo estatuto está registrada a vocação protetiva e assistencial da fundação, em especial, para o auxílio e a assistência a crianças e famílias desamparadas, sem distinção de raça, cor, sexo e idéias políticas ou religiosas.

Considerando a situação hipotética acima apresentada bem como as atribuições do Ministério Público relacionadas com a defesa dos interesses de crianças e adolescentes, julgue os itens a seguir.

Nessa situação, o Ministério Público equivocou-se quanto à utilização da ação civil pública para coibir as irregularidades detectadas, visto que tal instrumento jurídico não está previsto pelo ECA para a defesa de direitos de crianças e adolescentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

O Ministério Público não se equivocou ao utilizar a ação civil pública para coibir as irregularidades detectadas na fundação privada de assistência à criança. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 201, o Ministério Público tem o dever de zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e adolescentes, podendo para tanto, entre outras medidas, ajuizar ação civil pública para a proteção dos interesses individuais, difusos ou coletivos desses grupos vulneráveis. Portanto, a utilização desse instrumento jurídico está de acordo com as atribuições do Ministério Público em relação à defesa dos interesses de crianças e adolescentes.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.