Questões Estatuto da Criança e do Adolescente ECA Proteção Judicial dos Interesses Individuais

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública em face de dirigentes de funda...

Responda: O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública em face de dirigentes de fundação privada de assistência à criança, pela prática de inúmeras irregularidades apuradas em auditoria interna, ...


Q56069 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Proteção Judicial dos Interesses Individuais, CESPE CEBRASPE

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública em face de dirigentes de fundação privada de assistência à criança, pela prática de inúmeras irregularidades apuradas em auditoria interna, especialmente, pelo uso indevido de verbas e pela apropriação indébita de recursos da referida entidade, em cujo estatuto está registrada a vocação protetiva e assistencial da fundação, em especial, para o auxílio e a assistência a crianças e famílias desamparadas, sem distinção de raça, cor, sexo e idéias políticas ou religiosas.

Considerando a situação hipotética acima apresentada bem como as atribuições do Ministério Público relacionadas com a defesa dos interesses de crianças e adolescentes, julgue os itens a seguir.

O direito insculpido na CF e no ECA é indisponível, em função do bem comum maior a proteger, derivado da própria força impositiva dos preceitos de ordem pública que regulam a matéria, o que legitima a atuação do Ministério Público.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

O Ministério Público tem como uma de suas atribuições a defesa dos interesses das crianças e dos adolescentes, conforme previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O direito relacionado à proteção das crianças e dos adolescentes é considerado indisponível, ou seja, não pode ser renunciado ou transacionado, em razão do interesse público e do bem-estar desses indivíduos. Por isso, o Ministério Público atua de forma legítima na defesa desses direitos, garantindo que sejam respeitados e protegidos.

Dessa forma, a afirmativa está correta ao afirmar que o direito insculpido na CF e no ECA é indisponível, justificando a atuação do Ministério Público nesses casos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.