Do texto pode-se tirar um ensinamento. Qual alternativa expressa esse e...

 Do texto pode-se tirar um ensinamento. Qual alternativa expressa esse ensinamento?


publicidade
📖 Texto associado
Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo

E aí começaram a chegar os passarinhos e o fazendeiro teve uma ideia: colocou um espantalho no meio do milharal. E isso foi o seu erro.
O milharal era à beira da estrada e todas as pessoas que por ali passavam se divertiam com aquele espantalho:
– Que espantalho engraçado! – diziam todos.
O fazendeiro, ouvindo tais comentários, ficava feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo por ter feito um espantalho
admirado por todos que por ali passavam.
Então, para se sentir mais feliz e orgulhoso e mais envaidecido, o fazendeiro colocou no milharal um outro espantalho.
Eram dois agora os espantalhos e as pessoas duplamente elogiavam. E o fazendeiro fez três, quatro, cinco... O fazendeiro colocou centenas de espantalhos em seu terreno. Os pés de milho eram arrancados e em seus lugares eram colocados espantalhos.
E o fazendeiro deixou de ser feliz e orgulhoso e envaidecido, pois as pessoas que por ali passavam comentavam
___________.
– Que fazendeiro _____! Ele não gosta dos passarinhos, por isso colocou um exército de espantalhos para espantá-los.
E como o fazendeiro não era __________, plantou no seu espantalhoal um pé de milho para poder atrair os passarinhos. E as pessoas que por ali passavam, ao ver um único pé de milho no meio de tanto espantalho, comentavam:
– Olha, que belo pé de milho!
O fazendeiro voltou a se sentir feliz, orgulhoso e envaidecido por possuir um pé de milho que as pessoas admiravam, quando por ali passavam. E para sentir-se mais feliz, orgulhoso e envaidecido, o fazendeiro plantou dois, três, quatro, cinco... centenas de pés de milho. Os espantalhos eram arrancados e em seus lugares eram plantados pés de milho. Assim o espantalhoal voltou a ser um milharal.
E aí começaram a chegar os passarinhos e o fazendeiro teve a ideia de colocar um espantalho no meio do milharal. E isso foi o seu erro.

(NANI, Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo. Belo Horizonte, Formato, 1987. p. 62-3.)
 Do texto pode-se tirar um ensinamento. Qual alternativa expressa esse ensinamento?
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    22/10/2025 • 22:31
    Gabarito: a) Quem vive atrás de elogios, nunca terá descanso.

    Essa alternativa expressa um ensinamento relacionado à busca constante por aprovação externa, que pode gerar insatisfação e inquietação. Viver atrás de elogios implica depender da opinião alheia para sentir-se bem, o que é uma fonte de ansiedade e falta de paz interior.

    As outras alternativas, embora possam ter algum valor, não refletem diretamente o ensinamento principal do texto mencionado. Por exemplo, 'Quem tudo quer tudo perde' é um provérbio geral, mas não necessariamente o foco do texto. 'Não se pode agradar a todo mundo, todo o tempo' é uma verdade, mas não é o ensinamento central aqui. 'A vaidade e o orgulho são fontes de insatisfação' é uma ideia próxima, mas menos direta que a alternativa a).

    Portanto, a alternativa a) é a que melhor sintetiza o ensinamento do texto, conforme indicado pelo gabarito oficial e pela maioria das respostas dos usuários.
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.