Questões Medicina Gastroenterologia

Um homem com 62 anos de idade procurou assistência médica com relato de que, há vários ...

Responda: Um homem com 62 anos de idade procurou assistência médica com relato de que, há vários meses, vem sentindo desconforto epigástrico, com irradiação para o dorso, que piorava em torno de 30 minutos a...


1Q58444 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem com 62 anos de idade procurou assistência médica com relato de que, há vários meses, vem sentindo desconforto epigástrico, com irradiação para o dorso, que piorava em torno de 30 minutos após a alimentação. Informou, também, diarreia e importante perda de peso nos últimos seis meses. No exame clínico, apresentava-se emagrecido, com índice de massa corporal de 15 kg/m2, com leve dor à palpação profunda da região epigástrica, sem outras anormalidades. Os exames laboratoriais mostraram: glicemia de jejum = 200 mg/dL (valores de referência de 74 mg/dL a 106 mg/dL); hemograma sem alterações, bilirrubina total = 0,8 mg/dL (valores de referência de 0,3 mg/dL a 1,2 mg/dL), TGO = 28 U/L (valores de referência de 10 U/L a 30 U/L) e TGP = 38 U/L (valores de referência de 10 U/L a 40 U/L), amilase sérica = 130 U/L (valores de referência de 27 U/L a 131 U/L), lipase sérica = 180 U/L (valores de referência de 31 U/L a 186 U/L). Os exames de imagem confirmaram o diagnóstico de pancreatite crônica.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

A principal causa associada a esse diagnóstico clínico é a litíase biliar.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

O caso clínico descreve um paciente com sintomas e exames compatíveis com pancreatite crônica, caracterizada por dor epigástrica irradiada para o dorso, diarreia, perda de peso e alterações metabólicas como diabetes mellitus (glicemia de jejum elevada).

A pancreatite crônica é uma inflamação persistente do pâncreas que leva à fibrose e perda da função exócrina e endócrina. A principal causa associada à pancreatite crônica é o consumo crônico e excessivo de álcool, e não a litíase biliar.

A litíase biliar, ou presença de cálculos na vesícula biliar, é uma causa comum de pancreatite aguda, pois os cálculos podem obstruir o ducto pancreático, causando inflamação súbita. No entanto, não é a principal causa da pancreatite crônica.

Portanto, a afirmativa de que a principal causa associada ao diagnóstico de pancreatite crônica é a litíase biliar está incorreta, justificando a resposta "Errado".
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.