Questões Medicina Ginecologia e Obstetrícia

Com referência a doenças benignas e malignas do trato genital feminino e mamário, julgu...

Responda: Com referência a doenças benignas e malignas do trato genital feminino e mamário, julgue os itens a seguir. Suponha que uma paciente com menopausa há dez anos queixa-se de prurido vu...


1Q58453 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Residência Médica, HUB, CESPE CEBRASPE

Com referência a doenças benignas e malignas do trato genital feminino e mamário, julgue os itens a seguir.

Suponha que uma paciente com menopausa há dez anos queixa-se de prurido vulvar. Foi realizado diagnóstico clínico prévio de líquen escleroso e atrófico, não tratado, no início do climatério. Ao exame físico, apresenta sinais de hipoestrogenismo vulvovaginal e discreta lesão vulvar. Nessa situação, a conduta inicial deve ser tratamento sintomático e acompanhamento ambulatorial.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

O prurido vulvar em uma paciente com menopausa há dez anos, associado a sinais de hipoestrogenismo vulvovaginal e lesão vulvar, é altamente sugestivo de líquen escleroso e atrófico. O líquen escleroso e atrófico é uma doença benigna que afeta a pele da região genital feminina, causando coceira intensa, dor e alterações na pele.

O tratamento inicial para o líquen escleroso e atrófico inclui medidas para aliviar os sintomas, como o uso de cremes hidratantes e corticosteroides tópicos. Além disso, é importante realizar um acompanhamento ambulatorial para monitorar a evolução da doença e ajustar o tratamento conforme necessário.

Portanto, a conduta inicial de tratamento sintomático e acompanhamento ambulatorial é adequada para o caso descrito na questão.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.