Questões Medicina Pediatria e Neonatologia

A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item. Considere a seguin...

Responda: A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item. Considere a seguinte situação hipotética. Uma mãe relatou que sua filha de 1 ano de idade sofrera convulsão gener...


Q58474 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item. Considere a seguinte situação hipotética.

Uma mãe relatou que sua filha de 1 ano de idade sofrera convulsão generalizada de curta duração em vigência de um quadro febril (temperatura axilar de 39 ºC). No momento do exame clínico, a menina não apresentou mais o quadro descrito pela mãe, que consistiu no primeiro episódio de convulsão da criança. Nesse caso clínico, é indicado o tratamento profilático com benzodiazepínicos até os cinco anos de idade.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 16/01/2025 06:44:52🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) Errado

Neste caso clínico descrito, a convulsão febril é um evento comum em crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, sendo mais frequente em crianças com menos de 2 anos. Geralmente, não há necessidade de tratamento profilático com benzodiazepínicos após o primeiro episódio de convulsão febril, a menos que haja fatores de risco específicos.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, o tratamento profilático com medicamentos antiepilépticos não é recomendado após o primeiro episódio de convulsão febril simples em crianças saudáveis. Recomenda-se orientar os pais sobre como agir durante uma convulsão febril e investigar a causa da febre.

Portanto, no caso descrito, não é indicado o tratamento profilático com benzodiazepínicos até os cinco anos de idade.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.