Questões Medicina Cardiologia

As cardiopatias congênitas representam as principais malformações congênitas na atualid...

Responda: As cardiopatias congênitas representam as principais malformações congênitas na atualidade. As síndromes genéticas predispõem o embrião humano às malformações congênitas. O defeito do septo atrio...


1Q58763 | Medicina, Cardiologia, Residência Médica, UNIFESP, CONSESP

As cardiopatias congênitas representam as principais malformações congênitas na atualidade. As síndromes genéticas predispõem o embrião humano às malformações congênitas. O defeito do septo atrioventricular (DSAV) e a coarctação da aorta são defeitos característicos das seguintes síndromes genéticas, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

O defeito do septo atrioventricular (DSAV) é uma malformação cardíaca frequentemente associada à Síndrome de Down. Esta síndrome é causada pela trissomia do cromossomo 21 e pode resultar em várias anomalias congênitas, incluindo problemas cardíacos como o DSAV.

A coarctação da aorta é uma condição característica da Síndrome de Turner, que é uma desordem genética que afeta apenas mulheres, caracterizada pela ausência total ou parcial de um dos cromossomos X. Esta síndrome também pode apresentar várias malformações, sendo a coarctação da aorta uma das mais comuns.

Portanto, a alternativa correta que associa corretamente as síndromes genéticas aos respectivos defeitos cardíacos é a letra 'e', indicando Síndrome de Down para o DSAV e Síndrome de Turner para a coarctação da aorta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.