Questões Enfermagem Exames Físicos

Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emer...

Responda: Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua, com irradiação para o pescoço, e leve tontura — segundo a p...


1Q58789 | Enfermagem, Exames Físicos, CESPE CEBRASPE

    Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua, com irradiação para o pescoço, e leve tontura — segundo a paciente, há cerca de 30 min. Ela tem história de hipertensão arterial crônica e vem sendo acompanhada regularmente por seu cardiologista. No exame, Mariana encontra-se dispneica, agitada, com PA de 190 mmHg × 130 mmHg e oximetria de pulso em 92%.

Acerca desse caso clínico, julgue o item a seguir.

No serviço de emergência, Mariana deverá ser mantida em posição de Trendelenburg e ser tranquilizada.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

No caso descrito, Mariana está apresentando sintomas de um possível infarto agudo do miocárdio, devido à forte dor precordial, irradiação para o pescoço e a leve tontura. Nesse contexto, a posição de Trendelenburg (com a cabeça mais baixa que os pés) não é recomendada, pois pode aumentar a sobrecarga cardíaca e piorar a condição da paciente.

Além disso, a tranquilização da paciente é importante, porém, o tratamento adequado para um quadro de infarto agudo do miocárdio envolve a administração de medicamentos específicos, monitoramento da pressão arterial, oxigenoterapia, entre outras medidas. Portanto, a conduta descrita no item está incorreta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.