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No poema, há marcas de linguagem que remetem tanto à poeta quanto a seus leitores. Uma ...

Responda: No poema, há marcas de linguagem que remetem tanto à poeta quanto a seus leitores. Uma dessas marcas, referindo-se unicamente ao leitor, está presente no seguinte verso:


1Q595218 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UERJ, UERJ, UERJ

Texto associado.
        O passado anda atrás de nós
        como os detetives os cobradores os ladrões
        o futuro anda na frente
        como as crianças os guias de montanha
5     os maratonistas melhores
        do que nós
        salvo engano o futuro não se imprime
        como o passado nas pedras nos móveis no rosto
        das pessoas que conhecemos
10    o passado ao contrário dos gatos
        não se limpa a si mesmo
        aos cães domesticados se ensina
        a andar sempre atrás do dono
        mas os cães o passado só aparentemente nos pertencem
15    pense em como do lodo primeiro surgiu esta poltrona este livro
        este besouro este vulcão este despenhadeiro
        à frente de nós à frente deles
        corre o cão
 ANA MARTINS MARQUES
O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
No poema, há marcas de linguagem que remetem tanto à poeta quanto a seus leitores. Uma dessas marcas, referindo-se unicamente ao leitor, está presente no seguinte verso:
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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) O verso 'pense em como do lodo primeiro surgiu esta poltrona este livro' contém uma marca clara de linguagem dirigida unicamente ao leitor, pois utiliza o verbo no imperativo 'pense', que é uma forma de comando ou convite direto ao interlocutor.

Nas outras alternativas, as expressões são mais descritivas ou narrativas, sem direcionamento explícito ao leitor. Por exemplo, 'como o passado nas pedras nos móveis no rosto' (a) e 'das pessoas que conhecemos' (b) são observações gerais, sem apelo direto.

Já a alternativa (d) 'à frente de nós à frente deles' refere-se a grupos, incluindo o eu lírico e outros, mas não há um convite ou direcionamento direto ao leitor.

Portanto, a única alternativa que apresenta uma marca de linguagem que remete unicamente ao leitor é a alternativa (c), que utiliza o imperativo para envolver diretamente quem lê o poema.
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