Questões Medicina Febre Reumática

Frente a um caso clínico de Febre reumática em indivíduo sensível à penicilina benzatin...

Responda: Frente a um caso clínico de Febre reumática em indivíduo sensível à penicilina benzatina, qual é a opção de escolha para a prevenção secundária?


1Q60058 | Medicina, Febre Reumática

Frente a um caso clínico de Febre reumática em indivíduo sensível à penicilina benzatina, qual é a opção de escolha para a prevenção secundária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Sulfadiazina uma vez por dia.

A febre reumática é uma doença inflamatória que ocorre após infecção por Streptococcus pyogenes. A prevenção secundária visa evitar recidivas da doença, que podem levar a danos cardíacos permanentes.

A penicilina benzatina é o tratamento de escolha para a profilaxia secundária. No entanto, em pacientes alérgicos à penicilina, é necessário utilizar alternativas.

A sulfadiazina, administrada uma vez ao dia, é uma alternativa eficaz para esses casos, conforme orientações clínicas e protocolos de tratamento.

Outras opções como cefalexina, amoxicilina, quinolonas e penicilina oral não são recomendadas para prevenção secundária em pacientes alérgicos à penicilina benzatina, seja por menor eficácia, maior frequência de administração ou risco de reações cruzadas.

Portanto, a sulfadiazina é a opção correta para prevenção secundária da febre reumática em indivíduos sensíveis à penicilina benzatina.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.