Questões Agronomia

A ureia é o fertilizante mineral nitrogenado mais utilizado no Brasil e no mundo, e ...

Responda: A ureia é o fertilizante mineral nitrogenado mais utilizado no Brasil e no mundo, e ainda o será por muito tempo. Contudo, uma de suas grandes desvantagens em relação aos demais fertilizantes ni...


1Q600844 | Agronomia

A ureia é o fertilizante mineral nitrogenado mais utilizado no Brasil e no mundo, e ainda o será por muito tempo. Contudo, uma de suas grandes desvantagens em relação aos demais fertilizantes nitrogenados é a ocorrência de grandes perdas de nitrogênio por volatilização da amônia, principalmente em solos de clima tropical.

Assim, a adoção de tecnologias e técnicas de manejo em relação à adubação nitrogenada poderá minimizar essas perdas por volatilização, aumentando a sua eficiência, tais como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Vamos entender o porquê. A ureia, quando aplicada na superfície do solo, pode perder nitrogênio na forma de amônia por volatilização, especialmente em climas tropicais. Para minimizar essas perdas, algumas práticas são importantes:

- Incorporação do adubo no solo: isso evita que a ureia fique exposta na superfície, reduzindo a volatilização.
- Parcelamento da adubação nitrogenada: dividir a aplicação em doses menores ao longo do ciclo da planta diminui a quantidade de nitrogênio disponível para volatilização de uma só vez.
- Utilização de fertilizantes contendo inibidores da urease: esses inibidores retardam a ação da enzima urease, que transforma a ureia em amônia, reduzindo a volatilização.

As outras alternativas mencionam práticas que não ajudam a reduzir a volatilização da amônia ou que são mais relacionadas a outros processos, como inibidores da nitrificação, que atuam em outra etapa do ciclo do nitrogênio. Por isso, a alternativa b) é a correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.