A engenharia de requisitos estabelece uma base sólida para o projeto e para a construção de software. Sem ela, o software resultante tem grande probabilidade de não atender às necessidades do cliente. No entanto, sabe-se que é comum, ao longo de um projeto, que os clientes e/ou fornecedores de requisitos mudem de opinião e sugiram mudanças no que foi acordado inicialmente. Neste cenário, é uma boa prática
✂️ a) impedir que os requisitos sejam alterados durante o projeto de desenvolvimento, se necessário, com restrições previstas em contrato. ✂️ b) implementar as solicitações de mudança de requisitos dos clientes o mais rápido possível, mesmo que o custo do projeto aumente, para que ele continue motivado e satisfeito com os prazos acordados inicialmente. ✂️ c) apresentar a formalização dos requisitos ao cliente no início do projeto e entregar o produto final pronto o mais rápido possível para evitar maiores problemas. ✂️ d) adotar procedimentos de gerência de requisitos que possibilitem à equipe de projeto identificar, controlar e acompanhar as necessidades e suas mudanças a qualquer momento, mesmo que isso possa alterar a data de entrega inicial, se o cliente estiver de acordo. ✂️ e) adotar o modelo de ciclo de vida cascata e prever a criação de casos de uso na fase de levantamento de requisitos.