Questões Direito Penal Sistemas Penais

A forma pela qual ocorreu a estruturação da teoria do delito nem sempre foi uniforme, s...

Responda: A forma pela qual ocorreu a estruturação da teoria do delito nem sempre foi uniforme, sendo variável segundo um perfil de evolução de conceitos do que é o direito. Assim, na medida em que ocorreram...


1Q61493 | Direito Penal, Sistemas Penais

A forma pela qual ocorreu a estruturação da teoria do delito nem sempre foi uniforme, sendo variável segundo um perfil de evolução de conceitos do que é o direito. Assim, na medida em que ocorreram mudanças nas teorias basilares que influenciaram a estruturação do Direito Penal, a forma de apresentação e de estudo do delito igualmente foram mudando. Tendo isto em mente, a afirmação de que “o direito positivo não possui uma valoração intrínseca e objetiva, sendo que as normas jurídicas aparecem determinadas por valores prévios e que contaminam, além de sua edição, também os próprios autores de sua elaboração, sendo que uma pretensa ‘verdade jurídica’ vem influenciada pela cultura”, se mostra ajustada à definição de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Essa afirmação está relacionada ao Neokantismo. O Neokantismo é uma corrente filosófica que influenciou o Direito Penal, defendendo que o direito positivo não possui uma valoração intrínseca e objetiva, sendo influenciado por valores prévios e pela cultura. Nesse sentido, as normas jurídicas são determinadas por esses valores e acabam contaminando não apenas a sua elaboração, mas também os autores envolvidos nesse processo. Assim, a ideia de uma "verdade jurídica" é influenciada por esses aspectos culturais e valores prévios.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.