A infraestrutura de redes de computadores de determinado tribunal apresent...

A infraestrutura de redes de computadores de determinado tribunal apresenta topologia em anel, arquitetura token ring no padrão IEEE 802.5 e cabeamento do tipo cabo coaxial. Essa rede necessita ...


publicidade

A infraestrutura de redes de computadores de determinado tribunal apresenta topologia em anel, arquitetura token ring no padrão IEEE 802.5 e cabeamento do tipo cabo coaxial. Essa rede necessita ser modificada, com a aquisição e instalação de novos dispositivos de redes, switches e hubs, a fim de apresentar as características seguintes:

I velocidade de 1 Gbps em determinados segmentos de rede;

II rede wireless para visitantes e para equipamentos cadastrados de servidores;

III serviços de voz e vídeo sobre IP;

IV segmento na rede interna exclusivamente para gerenciamento e armazenamento de dados em massa; V segurança em alguns serviços disponibilizados no sítio do tribunal;

VI serviço de diretórios na rede interna.

Tendo como referência inicial a situação acima descrita, julgue os itens de 71 a 85.

Na rede existente no tribunal, a arquitetura do tipo token ring com topologia em anel exige que o cabeamento esteja livre para que seja possível o envio de dado transmitido por meio de token. Essa arquitetura tem desempenho superior ao padrão ethernet, haja vista que a área de dados de seu quadro pode transportar maior quantidade de bytes por vez.

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Camila Duarte
    Camila Duarte EQUIPE
    27/08/2026 • 10:10
    Vamos analisar o contexto da questão envolvendo redes de computadores, especialmente comparando a arquitetura Token Ring com a Ethernet. O Token Ring, tradicionalmente utilizado com topologia em anel, realmente depende de um 'token' circulando livremente pela rede para controlar quem pode transmitir dados. Se o anel é interrompido, a comunicação é realmente prejudicada, portanto o cabeamento precisa estar íntegro para que o token circule.
    Quanto à comparação de desempenho e capacidade dos quadros (frames), há um equívoco no enunciado. A área de dados do quadro no padrão Token Ring (IEEE 802.5) pode transportar até 4.464 bytes, enquanto o padrão Ethernet tradicional (IEEE 802.3) carrega até 1.500 bytes. Porém, isso não significa, obrigatoriamente, desempenho superior: Ethernet sempre foi mais rápida em popularização e desenvolvimento, chegando muito antes ao gigabit e sendo mais tolerante a falhas, além de ter custos menores e permitir mais dispositivos por segmento. Mesmo com um payload maior, o Token Ring se tornou obsoleto muito antes.
    O gabarito, portanto, está ERRADO, pois o desempenho da token ring não é superior ao da ethernet, e a questão de quantidade de bytes por quadro não implica em desempenho global melhor.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.