É permitida, de acordo com a legislação, para as despesas contratuais e outra...

É permitida, de acordo com a legislação, para as despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, a emissão de empenho do tipo:


publicidade
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    22/10/2025 • 22:09
    Gabarito: a) global.

    A legislação que trata dos empenhos está prevista na Lei nº 4.320/1964, que dispõe sobre normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços públicos.

    O empenho global é permitido para despesas contratuais e outras que sejam sujeitas a parcelamento, pois ele abrange o valor total do contrato ou da despesa, possibilitando a execução em parcelas, conforme o andamento do serviço ou fornecimento.

    Diferentemente do empenho estimativo, que é utilizado para despesas variáveis, e do empenho ordinário, que é para despesas certas e determinadas, o empenho global é adequado para contratos com pagamentos parcelados.

    Portanto, a alternativa correta é a letra a), pois o empenho global é o tipo permitido para despesas contratuais sujeitas a parcelamento.
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.