Questões Informática Forense computacional

Com a popularização dos equipamentos computacionais portáteis e de telefonia móvel, o e...

Responda: Com a popularização dos equipamentos computacionais portáteis e de telefonia móvel, o exame de aparelhos celulares se tornou um dos mais requisitados à perícia criminal. Muitas vezes, o perito crim...


1Q620990 | Informática, Forense computacional, Perito Criminal, IGP RS, FUNDATEC, 2017

Com a popularização dos equipamentos computacionais portáteis e de telefonia móvel, o exame de aparelhos celulares se tornou um dos mais requisitados à perícia criminal. Muitas vezes, o perito criminal tem que extrair dados de dispositivos danificados intencionalmente pelo criminoso. Quando o aparelho está com a tela e o conector USB danificados e sem a possibilidade de reparo, qual técnica o perito criminal pode utilizar para extrair os dados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A questão aborda a situação em que um aparelho celular está danificado de forma que a tela e o conector USB não funcionam, impossibilitando o uso dos métodos tradicionais de extração de dados.

Nessas condições, técnicas convencionais como extração via USB, Bluetooth, Wi-fi ou extração lógica não são viáveis, pois dependem do funcionamento do hardware para comunicação com o dispositivo.

A extração via JTAG ou Chip-off é uma técnica avançada usada em perícia criminal para recuperar dados diretamente da memória do aparelho, mesmo quando ele está fisicamente danificado. O método JTAG envolve a conexão direta aos pontos de teste da placa-mãe para acessar a memória, enquanto o Chip-off consiste na remoção física do chip de memória para leitura em equipamento especializado.

Portanto, a alternativa correta é a letra c, pois essas técnicas permitem a recuperação de dados mesmo com danos severos no aparelho, sendo amplamente utilizadas em perícia criminal para casos como o descrito.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.