Questões Direito Penal Crimes Contra a Vida

Uma mulher de vinte e oito anos de idade foi presa acusada do crime de infanticídio, ap...

Responda: Uma mulher de vinte e oito anos de idade foi presa acusada do crime de infanticídio, após ter jogado em uma centrífuga o bebê que ela havia dado à luz. Segundo a ocorrência policial, um familiar da...


Q62524 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de vinte e oito anos de idade foi presa acusada do crime de infanticídio, após ter jogado em uma centrífuga o bebê que ela havia dado à luz. Segundo a ocorrência policial, um familiar da suspeita disse que ela havia escondido a gravidez e que negava que houvesse praticado aborto.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A configuração do crime de infanticídio independe da existência de estado puerperal, bastando para tal que o sujeito passivo seja uma criança.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 07/01/2025 07:57:46🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) Errado

O crime de infanticídio está previsto no artigo 123 do Código Penal Brasileiro, que estabelece que "Matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após" configura o crime de infanticídio.

Portanto, para a configuração do crime de infanticídio, é necessário que a mulher esteja sob a influência do estado puerperal, ou seja, do estado físico e psicológico decorrente do parto. Assim, a existência do estado puerperal é um elemento essencial para a caracterização desse crime, não bastando apenas que o sujeito passivo seja uma criança.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.