Questões Direito Penal Estupro

Tício, padrasto de Lourdes, criança de 11 anos de idade, praticou, mediante violência c...

Responda: Tício, padrasto de Lourdes, criança de 11 anos de idade, praticou, mediante violência consistente em diversos socos no rosto, atos libidinosos diversos da conjunção carnal com sua enteada. A vítima...


Q62868 | Direito Penal, Estupro

Tício, padrasto de Lourdes, criança de 11 anos de idade, praticou, mediante violência consistente em diversos socos no rosto, atos libidinosos diversos da conjunção carnal com sua enteada. A vítima contou o ocorrido à sua mãe, apresentando lesões no rosto, de modo que a genitora de Lourdes, de imediato, compareceu com a filha em sede policial e narrou o ocorrido.

Recebidos os autos do inquérito policial, o promotor de justiça com atribuição deverá oferecer denúncia imputando a Tício o crime de:

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Nesse caso, o crime cometido por Tício em relação à sua enteada Lourdes se enquadra no crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal. Esse crime é caracterizado pela prática de atos libidinosos com menor de 14 anos, mesmo que não haja conjunção carnal, sendo a violência real um dos meios de configuração desse delito.

Além disso, o fato de Tício ser padrasto de Lourdes é uma circunstância que pode agravar a pena, conforme previsto no Código Penal. Portanto, a denúncia a ser oferecida pelo promotor de justiça com atribuição deve imputar a Tício o crime de estupro de vulnerável, considerando o emprego de violência real na pena base e reconhecendo a causa de aumento de pena pelo fato de o autor ser padrasto da ofendida.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.