No que se refere ao cumprimento de mandados judiciais e suas repercussões ...

No que se refere ao cumprimento de mandados judiciais e suas repercussões criminais na esfera penal, julgue o item que se segue. Situação hipotética: No curso de ...


No que se refere ao cumprimento de mandados judiciais e suas repercussões criminais na esfera penal, julgue o item que se segue.

Situação hipotética: No curso de diligência para a citação pessoal de réu em processo criminal, o destinatário da citação apresentou documento de identidade de outra pessoa, em que havia substituído a fotografia original, com o objetivo de se furtar ao ato, o que frustrou o cumprimento da ordem judicial. Assertiva: Nesse caso, o citado praticou o crime de falsa identidade.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite
    31/12/1969 • 21:00
    Errado.

    A falsa identidade só ocorre se o agente se faz passar por outra pessoa, sem utilizar documento falso.

    Se o agente se vale de um documento falso para se fazer passar por outra pessoa, neste caso, teremos o uso de documento falso.

    No entanto, como no caso em questão o agente é o próprio falsificador do documento público, ele responderá por falsificação de documento público, sendo o uso do documento falso um mero exaurimento do crime de falsificação.
  • Raul Guilherme
    Raul Guilherme
    31/12/1969 • 21:00
    De acordo com meu conhecimento, essa assertiva está errada, pois, quando o indivíduo alterou a foto original, apresentando-a como verdadeira, ele está cometendo o crime de Uso de Falso Documento Público.
  • Wagner Seabra Lopes
    Wagner Seabra Lopes
    31/12/1969 • 21:00
    praticou o crime de falsa identidade ao apresentar um documento de identidade com a fotografia remanescente, com o intuito de evitar a citação pessoal e, assim, frustrar o cumprimento da ordem judici

    O crime de falsa identidade está previsto no artigo 307 do Código Penal brasileiro. Vou fornecer uma breve explicação sobre o crime:

    Artigo 307 do Código Penal
    O artigo 307 trata do crime de falsa identidade e estabelece que dar-se falsa à autoridade, com o objetivo de induzir-la a erro, no curso de processo judicial, policial, administrativo ou inquérito policial, é passível de pena.

    Entendimento da Situação
    Na situação apresentada, a pessoa mencionada mencionou uma identificação

    Portanto, considerando o contexto descrito, a assertiva está correta: o citado praticou
  • Maurício PFF
    Maurício PFF
    31/12/1969 • 21:00
    Pelo texto do código o 307 é atribuir-se uma falsa identidade. O uso de documento falso é o 304, que é fazer uso de papeis falsificados elencados nos artigos 297 ate 302. Pelo texto essa alternativa estaria errada. Na prática os delegados imputam o 307 pra tudo, mas a prova não é prática, é a teoria, por isso somos obrigados a decorar as leis, mas o examinador mal consegue fazer uma questão copiando do texto legal.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.