Questões Direito Penal Uso de Documento Falso

Situação hipotética I: João, durante abordagem por um policial militar...

Responda: Situação hipotética I: João, durante abordagem por um policial militar, atribuiu a si nome diverso, a fim de se esquivar de mandado de prisão pendente de cumprimento.


Q63035 | Direito Penal, Uso de Documento Falso

Situação hipotética I: João, durante abordagem por um policial militar, atribuiu a si nome diverso, a fim de se esquivar de mandado de prisão pendente de cumprimento.
Situação hipotética II: Caio, durante abordagem em blitz policial, apresentou documento de identidade falso, estando ciente da falsidade do documento.

Considerando as situações hipotéticas I e II, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

Na Situação hipotética I, João atribuiu a si mesmo um nome falso durante uma abordagem policial para evitar a execução de um mandado de prisão. Essa conduta configura o crime de falsa identidade, previsto no artigo 307 do Código Penal, que estabelece pena para quem atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem.

Na Situação hipotética II, Caio apresentou um documento de identidade falso durante uma blitz policial, sabendo da falsidade do documento. Essa ação se enquadra no crime de uso de documento falso, conforme o artigo 304 do Código Penal, que pune o uso de qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302 do mesmo código.

Portanto, cada indivíduo cometeu um crime diferente conforme descrito nas alternativas, com João cometendo falsa identidade e Caio cometendo uso de documento falso.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.