Questões Direito Penal Desacato

NÃO constitui crime praticado por particular contra a Administração em geral

Responda: NÃO constitui crime praticado por particular contra a Administração em geral


1Q63195 | Direito Penal, Desacato

NÃO constitui crime praticado por particular contra a Administração em geral
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A questão pede para identificar qual das opções não constitui um crime praticado por particular contra a Administração em geral. Vamos analisar cada alternativa:

a) O tráfico de influência é um crime definido no artigo 332 do Código Penal, que consiste em solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.

b) A desobediência, segundo o artigo 330 do Código Penal, é um crime que ocorre quando alguém desobedece a ordem legal de funcionário público.

c) A resistência, conforme o artigo 329 do Código Penal, ocorre quando alguém se opõe à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio.

d) A advocacia administrativa, prevista no artigo 321 do Código Penal, é um crime que só pode ser cometido por funcionário público em favor de interesse privado indevido, não se aplicando a particulares.

e) O desacato, de acordo com o artigo 331 do Código Penal, é um crime que envolve desrespeitar funcionário público no exercício da função ou em razão dela.

Portanto, a alternativa 'd' é a correta, pois a advocacia administrativa é um crime que não pode ser praticado por particular, sendo exclusivo de funcionários públicos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.