No que concerne à legislação penal extraordinária, assinale a opção correta.

No que concerne à legislação penal extraordinária, assinale a opção correta.


publicidade
No que concerne à legislação penal extraordinária, assinale a opção correta.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    14/11/2025 • 00:16
    Gabarito: d)

    Vamos analisar cada alternativa:

    a) Errada. A definição de organização criminosa, segundo a Lei 12.850/2013, não exige que as infrações penais sejam necessariamente transnacionais, nem que as penas máximas sejam superiores a quatro anos. Além disso, a associação deve ser de quatro ou mais pessoas, não três.

    b) Errada. A prescrição dos crimes previstos na Lei das Sociedades Anônimas não é suspensa pela decretação da falência, mas sim pela recuperação judicial ou homologação do plano de recuperação extrajudicial, conforme o artigo 183 da Lei 11.101/2005.

    c) Errada. A suspensão condicional da pena (sursis) não é aplicável aos crimes ambientais, pois a Lei 9.605/1998 não prevê essa possibilidade para esses crimes.

    d) Correta. A tentativa de contravenção penal não é punível, pois as contravenções penais admitem apenas a consumação para a aplicação da pena, não havendo previsão legal para a punição da tentativa.

    e) Errada. A Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869/2019) considera autoridade quem exerce cargo, emprego ou função pública, permanente ou temporária, civil ou militar, remunerada ou não.

    Portanto, a alternativa correta é a d).
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.