A ITIL formou-se no final da década de 1980 pela CCTA (Central Communications and Telecom Agency), atual OGC (Office of Government Commerce), como um esforço para disciplinar e permitir a comparação entre as propostas dos diversos prestadores de serviços de TI para o governo britânico, objetivando garantir um mínimo de padronização de atendimento em termos de processos, terminologia, desempenho, qualidade e custo. A biblioteca ITIL V3 está agrupada em cinco volumes: Estratégia de Serviços, Projeto de Serviços, Transação de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua de Serviço, dos quais são compostos em sua totalidade por 26 processos e quatro funções. Dentre os processos, é INCORRETO afirmar que:
✂️ a) Os seguintes processos fazem parte da operação de serviços: gerenciamento de eventos, gerenciamento de acidentes, execução de requisição e gerenciamento de acesso. ✂️ b) Os processos que fazem parte da estratégia de serviço são: gerenciamento de demanda, gerenciamento de portfólio, gerenciamento financeiro e gerenciamento de transição. ✂️ c) Os seguintes processos fazem parte do projeto de serviços: gerenciamento de nível de serviço, gerenciamento de disponibilidade, gerenciamento de fornecedores, gerenciamento de capacidade e gerenciamento da continuidade dos serviços. ✂️ d) Os seguintes processos fazem parte da transação de serviços: planejamento e suporte à transação, gerenciamento de mudança, gerenciamento de ativos de serviços e configuração, gerenciamento de liberação e distribuição, validação e testes do serviço e avaliação.