De acordo com o PMBOK 5a edição, o gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido. Uma métrica da qualidade
✂️ a) descreve um atributo de projeto ou produto e como o processo de controle da qualidade o medirá. A medição é um valor intangível, como o direito de propriedade sobre o produto de software. ✂️ b) precisa ter latência, uma medida que define as variações da métrica, próxima de zero. Por exemplo, a métrica relativa ao orçamento não pode variar em ± 10%. ✂️ c) é usada nos processos de garantia da qualidade e de controle da qualidade. Alguns exemplos incluem desempenho dentro do prazo, controle dos custos, frequência de defeitos, taxa de falhas, disponibilidade, confiabilidade e cobertura de testes. ✂️ d) descreve um atributo do projeto ou do produto. Cada atributo deve ser medido com base em apenas uma dos três métricas da qualidade: pontos de função, Tempo Médio Entre Falhas (TMEF) ou Custo Médio De Reparo (CMDR). ✂️ e) é a base da Estrutura Analítica do Projeto (EAP). A EAP elenca as medidas de qualidade usadas para medir os custos e o orçamento do projeto.